Natal retoma aulas presenciais da pré-Escola na rede municipal de ensino

 

A Rede Municipal de Ensino de Natal retomou, nesta quarta-feira (14), as aulas presenciais para as crianças da Pré-Escola dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), distribuídos nas quatro regiões administrativas da cidade. Segundo a prefeitura, as unidades estão aptos a cumprir todos os protocolos de biossegurança. A etapa de Pré-Escola atende crianças dos quatro aos cinco anos e 11 meses.

A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, acompanhou o primeiro dia de volta às aulas presenciais para a Educação Infantil, no CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão, localizado no bairro Potengi, zona Norte. “Hoje está sendo um dia histórico para a Educação de Natal. Estamos felizes e com a expectativa de que tudo ocorra bem. A Prefeitura de Natal, através da SME, se empenhou em adquirir os itens necessários para que o retorno das aulas presenciais acontecesse de forma segura e protetiva”, frisou a titular da pasta da Educação.

“Nesse primeiro momento, estamos iniciando pela Educação Infantil, porque os estudos mostram que as crianças têm menos contato com a doença, inclusive, adoecem menos e transmitem menos. Dessa maneira, a indicação dos órgãos de saúde, é que retornássemos, assim como boa parte do país, pela etapa da Pré-Escola”, explicou a professora Cristina Diniz. Ainda de acordo com a secretária, a SME adquiriu totens de álcool gel e pias lavatórias móveis para as unidades de ensino. “Hoje, também entregamos o kit individual de proteção para todas as crianças, garantindo um retorno seguro das aulas”.

Segundo a adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Naire Capistrano, que também visitou os centros infantis, para o retorno das atividades presenciais, há a garantia de obediência de protocolos de biossegurança, distanciamento social e higienização dos espaços para as crianças das unidades infantis.

A gestora administrativa Angéllica Priscila Rodrigues falou da emoção do retorno das atividades letivas. “Uma palavra que resume esse momento é felicidade, poder rever e ouvir nossas crianças, desse desejo de retorno às aulas, pois elas estavam saudosas como também toda a nossa equipe. A ansiedade de ficar em casa depois de tanto tempo, longe dos amigos, longe dos professores, então isso acabou gerando um desejo muito grande e que nos motivou para esse retorno”.

Com cinco anos e matriculada no Nível IV da Educação Infantil, Ayla Siqueira Sophia Barbosa estava feliz em retornar ao ambiente escolar. “Estou muito feliz hoje, pois está na escola é um sonho para qualquer um.  Eu gosto muito de vim, é uma pena que não posso abraçar ou beijar meus amigos por causa da doença. Aprendi muito com a professora, que temos que usar a máscara e o álcool, porque isso é importante para qualquer um”, relatou a criança que impressionou os jornalistas presentes pela desenvoltura.

A professora do Nível I, Auricélia Agostinho da Silva, contou como foi o seu retorno depois de muito tempo em trabalho não-presencial. “É um sentimento de gratidão ao entrar na escola, apesar de não ser do jeito que nós queríamos, em poder abraçar as crianças, mas é uma grande vitória, porque apesar dos protocolos que temos que seguir por causa da doença, é um momento de muita alegria”. 

A Rede Municipal de Ensino de Natal iniciou as aulas do ano letivo de 2021 no dia 07 de julho, no formato não-presencial para todos os estudantes das 146 unidades de ensino. A partir de hoje, as atividades escolares passam a acontecer de maneira híbrida (presencial e não-presencial) com as crianças da Educação Infantil na etapa da Pré-Escola. 

Comentários